21 de novembro

Bem-Aventurado! (5)

LEITURA BÍBLICA
Atos 20.17-33

Há maior felicidade em dar do que em receber (At 20.35).

 
Na leitura de hoje Paulo lembra o seu exemplo aos presbíteros de Éfeso (v18) - de que não cobiçara os bens deles e de que trabalhou para o seu sustento e o dos seus companheiros. No versículo acima diz ser mister socorrer os necessitados com o fruto do nosso trabalho. Em Ef 4.28 já lhes havia escrito o mesmo. Segundo ele, não basta dar do que sobra. Não há mérito nisso, porque não nos envolve. A verdadeira dádiva inclui sacrifício e parte da própria vida do doador.

Creio ser neste contexto que devemos entender a expressão de Jesus (ela só aparece neste trecho, não nos evangelhos). Dar o fruto do trabalho faz bem, não só pela alegria de ver o irmão feliz, mas porque com ele damos algo de nós mesmos. Isto cria um novo relacionamento. Nosso próximo torna-se realmente próximo, não porque o “compramos” com nossa oferta, mas porque por meio dela dizemos “eu te amo, meu irmão”.

Tal oferta de amor nos une e cria comunhão na caminhada não mais a sós, mas no corpo de Cristo.

Maior felicidade é dar que receber. Entendo que o Mestre disse isso porque a natureza humana julga mais feliz o que recebe. Nossa cultura tende a chamar de imprevidentes os que experimentam a bênção de dar. Para a natureza humana, feliz é o rico que tudo tem, sempre recebe e não precisa dar. No entanto, esta visão é pecaminosa e demoníaca. A Palavra nos ensina em Pv 11.24 que “há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar e caem na pobreza”.

Eis, pois, um desafio: buscar a bem-aventurança no dar, em ver as necessidades do próximo satisfeitas com o fruto do nosso trabalho. Dar liberalmente, crendo na promessa de abundância para os que assim agirem.

Deus nos dê disposição para o trabalho, liberalidade para a contribuição e sabedoria para atender os que realmente estão necessitados.- MRI


Felicidade dividida é felicidade dobrada.

_______________________________
Recomende a um(a) amigo(a)

Afiliados Cursos 24h






Cursos Online 24 Horas

Share on Google Plus

About Seguindo Para o Alvo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário