Pular para o conteúdo principal

Batizado em Cristo

Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?” (Romanos 6: 3)

Os crentes estão unidos a Cristo.

Uma pessoa que acredita que os cristãos são livres para continuar pecando trai por uma falta fundamental de compreensão do que é um cristão. Os cristãos não são apenas pecadores culpados declarados Justos por Deus porque Cristo satisfez as exigências da justiça de Deus em seu favor. Essa verdade, que os teólogos chamam de justificação, é de fato essencial. Mas a salvação é muito mais do que justificação. Os crentes também são colocados em união com Jesus Cristo.

Paulo apresenta essa verdade importante por meio da analogia do batismo com água. Alguns interpretam erroneamente esta passagem para ensinar que o próprio batismo nos coloca em união com Cristo. Mas Paulo tinha acabado de passar três capítulos (ROM. 3-5) ensinando que a salvação é somente pela fé em Cristo. Ele dificilmente se viraria no capítulo 6 e ensinaria que era por ritual. O apóstolo, como ele fez em1 Coríntios 10: 1-2, usou o batismo em um sentido metafórico. (A palavra grega traduzida como "batismo" significa simplesmente "mergulhar", não necessariamente na água.)

Paulo também usa outras metáforas para descrever a união dos crentes com Cristo. Em Gálatas 3:27 ele diz que os crentes se revestiram de Cristo, enquanto 1 Coríntios 6:17diz que os cristãos estão unidos a ele. Mas nenhum é tão gráfico quanto o do batismo; a saída de um ambiente (ar) e a entrada em outro (água) simboliza os crentes deixando o reino de Satanás (Eph. 2: 2) e entrando no do Senhor Jesus Cristo.

O que nossa união com Cristo significa em nossa vida cotidiana? Primeiro, ele fornece os meios de comunhão com Jesus e com o Pai (1 João 1: 3Também deve nos motivar a evitar o pecado. Em 1 Coríntios 6:15, Paulo repreendeu os coríntios por sua visão negligente do pecado sexual: “Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Devo então tomar os membros de Cristo e torná-los membros de uma prostituta? De forma nenhuma! ” Finalmente, nossa união com Cristo fornece esperança de glória futura (Rev. 3:21)

Que bendito privilégio e incrível responsabilidade é nosso, de ter nossas vidas inextricavelmente ligadas ao Filho de Deus (Colossenses 3: 3)!

Sugestões para Oração

Louve a Deus por todas as bênçãos resultantes de sua união com Cristo.

Para Estudo Adicional

Ler 2 Pedro 1: 3-4À luz de nossa união com Cristo, nos falta tudo o que é necessário para viver a vida cristã?

Jonh MacArthur 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Igrejas Devem Submeter-se às Instruções do Governo Sobre a Pandemia do Coronavírus?

Depois de tantos meses de pandemia pode parecer tarde para comentar sobre o tema; mas recentemente dúvidas começam a surgir, e várias vozes no mundo cristão começam a questionar o cumprimento, por parte das igrejas, das regras governamentais sobre a pandemia, isto é: se igrejas deveriam seguir as instruções do governo sobre o coronavírus ou não. As restrições atuais já afetam profundamente nossa adoração, nossa comunhão, nossas Escolas Dominicais e nosso trabalho de evangelismo. Ninguém gosta delas ou as quer.   Recentemente, um periódico evangélico britânico fez a seguinte pergunta: “Devemos fazer um debate sobre o tema? Será que estamos fazendo a coisa certa? Deveriam as igrejas, governadas por Cristo, renderem-se tão facilmente ao Estado, ao reino deste mundo? A pesar de levantar a questão o artigo não a respondeu; mas poderia facilmente tê-lo feito, se somente o escritor tivesse se referido às Confissões de Westminster ou Batista para verificar a posição escriturística. A resposta